O que é e o que faz um Centro de Voluntários?
Centros de Voluntários são INSTRUMENTOS de promoção e de fortalecimento de voluntariado para a melhoria da qualidade de vida em sua cidade ou região.
Caminhos e jeitos de fazer.
Os caminhos e jeitos de fazer um centro de voluntários são múltiplos, criar e fazer funcionar um centro se traduz em invenção experimentação. Para construir esse caminho, audácia, confiança, bom senso, criatividade e conhecimento da realidade são os melhores parceiros.
1) Tomando a Iniciativa como em qualquer ação empreendida espontaneamente por cidadãos, os melhores recursos disponíveis são a energia, o entusiasmo e a vontade de quem está disposto a fazer alguma coisa.
2) Olhando em volta trabalho voluntariado é a maneira pela qual cidadãos se mobilizam e agem para melhorar a qualidade de vida de uma determinada comunidade.
3) Criando condições para começar para concluir está etapa inicial de implantação de um centro cabe, ainda, responder a uma pergunta prática: O que é preciso em termos de pessoas, infra -estrutura, formalização institucional e dinheiro, para que o centro esteja em condições de atuar?
4) Transformando Necessidades em Oportunidade de Ação
um centro de voluntários se define pelo que faz, isto é pelas ações de promoção e fortalecimento do voluntariado por realizada. Estas ações são tão diversas quanto as necessidades a que respondem e a criatividade de quem os organiza.
*promovendo *fortalecendo
Combinando demando e oferta formação informação
Estimulando e organizando ações
5) Ampliando Recursos à medida que um centro expande sua rede de contatos e seu programa de atividades a tendência natural e que surjam novas demandas e oportunidades de ação, mais trabalho implica evidentemente, maiores custos.
6) Redesenhando Caminhos há muitas coisas que o centro de voluntários podem fazer. Entre tanto, não é preciso fazer tudo e nem ao mesmo tempo muito menos no início do processo de construção da proposta. Os diversos caminhos e jeitos de fazer apresentados neste guia são um cardápio baseado em experiência já existentes no Brasil e no exterior.
7)Compartilhando e Aprendendo com os outros esse primeiro guia brasileiro sobre centros de voluntários-transformando necessidades em oportunidades de ação é um trabalho em construções, obras de muitas mãos. Ele é uma primeira síntese de lições aprendidas ao longo de quase dois anos de experiência de implantação e funcionamento de centros em cerca de 14 cidades. Sua produção só foi possível com a contribuição decisiva das pessoas e equipes responsáveis pelos trabalhos em cada realidade local.
NOMES: Kethellen Rodrigues, Leonardo Pereira.
TURMA: C21
A professora Márcia de Vasconcelos trabalhou voluntariamente em oficina de robótica de maio de 2008 à dezembro de 2009; na Escola Heitor Villa-Lobos.