segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Legado Europeu e Asiático
domingo, 28 de novembro de 2010
Legado Africano
A turma C21 ficou responsável pelo Legado Africano. Abaixo, as imagens das apresentações dos seguintes países:
* Nigéria;
* Moçambique;
* Angola;
* Gana;
* Congo.
Culturas presentes no Brasil
Veja os slides clicando nos links abaixo:
Colonização Espanhola
Colonização Alemã
Colonização Inglesa
Cultura Indígena
Colonização Africana
Colonização Holandesa
Colonização Japonesa
Colonização Italiana
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Outubro - Alunos ocupam cargos na escola
- supervisão
- orientação
- guarda
- coordenação de turno
- biblioteca
- cozinha
Ajudando no refeitório:
Anderson, da C21, foi o guarda durante a manhã:
E a coordenadora de turno também não poderia faltar:
Diego e Leonardo de coordenadores de turno:
Ajudante de biblioteca:
E a correria da supervisão:
Outubro - Alunos e Professores invertem os papéis
O combinado é que os alunos reproduziriam comportamentos dos professores e os professores dos alunos.
Como sabemos que essa é uma atividade que pode gerar bastante reflexão e debate, inclusive mudanças comportamentais (não só dos alunos, claro), filmamos. A ideia é passar o vídeo nas turmas e fazer debates.
Foi muito legal! Mas acho que os professores exageraram na bagunça!
Abaixo, uma das aulas:
Abaixo, a turma C23 - Acho que não tiveram muito sucesso em organizar sua própria turma, ser professor não é tarefa muito fácil!
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Setembro - O Brasil que descobri
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Tarefa de Agosto - A escola recebe visitas
Reunir as produções não foi nenhum problema, temos várias: a Robótica, a Orquestra Villa Lobos, os Contadores de Histórias, a Feira de Ciências que aconteceu nesse mesmo mês, etc.
Na Feira de Ciências teve um espaço para a Robótica e a Orquestra iria fazer uma apresentação de abertura, só faltava organizar os contadores. Convidamos as escolas dos arredores para nos visitar no dia da Feira.
Foi aí que tivemos problemas, no sábado da Feira choveu e o ginásio ficou alagado, impossibilitando o evento. A feira foi transferida para quinta-feira, avisamos as escolas mas... na quinta-feira choveu novamente, não atrapalhou a feira, mas as turmas não puderam ir, pois iam à pé...
Mas não nos abatemos, pedimos prorrogação do prazo e organizamos um dia para visitação com os Contadores de História e a Robótica. Infelizmente a Orquestra tem uma agenda bastante estreita e não pudemos contar com ela dessa vez.
Convidamos três escolas: EVA, RAFAELA e a Escola Infantil. Porém, com pouco tempo para se organizar vieram somente os alunos da Escola Infantil.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Centros De Voluntários
O que é e o que faz um Centro de Voluntários?
Centros de Voluntários são INSTRUMENTOS de promoção e de fortalecimento de voluntariado para a melhoria da qualidade de vida em sua cidade ou região.
Caminhos e jeitos de fazer.
Os caminhos e jeitos de fazer um centro de voluntários são múltiplos, criar e fazer funcionar um centro se traduz em invenção experimentação. Para construir esse caminho, audácia, confiança, bom senso, criatividade e conhecimento da realidade são os melhores parceiros.
1) Tomando a Iniciativa como em qualquer ação empreendida espontaneamente por cidadãos, os melhores recursos disponíveis são a energia, o entusiasmo e a vontade de quem está disposto a fazer alguma coisa.
2) Olhando em volta trabalho voluntariado é a maneira pela qual cidadãos se mobilizam e agem para melhorar a qualidade de vida de uma determinada comunidade.
3) Criando condições para começar para concluir está etapa inicial de implantação de um centro cabe, ainda, responder a uma pergunta prática: O que é preciso em termos de pessoas, infra -estrutura, formalização institucional e dinheiro, para que o centro esteja em condições de atuar?
4) Transformando Necessidades em Oportunidade de Ação
um centro de voluntários se define pelo que faz, isto é pelas ações de promoção e fortalecimento do voluntariado por realizada. Estas ações são tão diversas quanto as necessidades a que respondem e a criatividade de quem os organiza.
*promovendo *fortalecendo
Combinando demando e oferta formação informação
Estimulando e organizando ações
5) Ampliando Recursos à medida que um centro expande sua rede de contatos e seu programa de atividades a tendência natural e que surjam novas demandas e oportunidades de ação, mais trabalho implica evidentemente, maiores custos.
6) Redesenhando Caminhos há muitas coisas que o centro de voluntários podem fazer. Entre tanto, não é preciso fazer tudo e nem ao mesmo tempo muito menos no início do processo de construção da proposta. Os diversos caminhos e jeitos de fazer apresentados neste guia são um cardápio baseado em experiência já existentes no Brasil e no exterior.
7)Compartilhando e Aprendendo com os outros esse primeiro guia brasileiro sobre centros de voluntários-transformando necessidades em oportunidades de ação é um trabalho em construções, obras de muitas mãos. Ele é uma primeira síntese de lições aprendidas ao longo de quase dois anos de experiência de implantação e funcionamento de centros em cerca de 14 cidades. Sua produção só foi possível com a contribuição decisiva das pessoas e equipes responsáveis pelos trabalhos em cada realidade local.
NOMES: Kethellen Rodrigues, Leonardo Pereira.
TURMA: C21
A professora Márcia de Vasconcelos trabalhou voluntariamente em oficina de robótica de maio de 2008 à dezembro de 2009; na Escola Heitor Villa-Lobos.
Em 2002, irmãos festejaram 20 anos de uma nova vida,com um brinde de vinho tinto , os irmãos Rubens e Rogério Pinheiro vão celebrar, em uma festa de família,duas décadas de um renascimento. Depois de uma cardiopatia,em 2004,
Rubens volta à fila de pacientes a espera de um rim, necessitando de solidariedade dos familiares que doam os órgãos de seus entes queridos.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Alimentação Saudável
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Tarefa 8 - We are the world
Como encerramento da Copa do Mundo, alunos dessas turmas cantaram a música para todas as outras turmas da escola. Alguns ficaram com vergonha, mas os que cantaram, arrasaram!
Veja fotos da apresentação abaixo:
sábado, 10 de julho de 2010
Tarefa 8 - Passeata pelo bairro
A gurizada levou apito, vuvuzela, recebeu balões verdes e amarelos, entoamos o grito de guerra e fizemos uma grande caminhada pelo bairro, preparando o espírito dos moradores para o jogo.
Tarefa 8 - Mural sobre a África do Sul
Tarefa 8 - Grito de Guerra
Alunos das turmas C31 e C32 fizeram um grito de guerra para ser entoado durante a passeata:
Tarefa 8 - Intercâmbio cultural
O grupo de alunos da EJA curtiu muito essa troca de experiências.
terça-feira, 15 de junho de 2010
Onde está o meu colega?
O trabalho foi organizado da seguinte forma:
- obtenção de listas de infrequentes junto à direção e orientação
- verificação de alunos realmente infrequentes: os alunos foram incumbidos de passar nas salas de aula e verificarem se os colegas infrequentes estavam de volta ao colégio. A grande surpresa é que a maioria estava frequentando - temos apenas apenas 11 alunos infrequentes, sendo que os próprios alunos nos informaram que 3 deles mudaram de endereço e escola.
- Organizamos uma janta na escola para os pais e alunos infrequentes.
- Fizemos os convites.
- Perguntamos para os alunos se eles conheciam esses alunos ou moravam perto, alguns alunos se propuseram a entregar os convites.
- Telefonamos para os pais para convidá-los para a janta.
- Organizamos a janta com a direção e a nutricionista da escola, que foram extremamente solícitas. A janta foi almôndegas com legumes.
Infelizmente, nenhuma família compareceu.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Registro de participantes
O número é aproximado, pois muitas turmas participaram, principalmente da Tarefa 4, e não houve uma contabilização exata, foi somado o número de alunos das turmas que participaram das atividades.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Ação Anti-bullyng
- Confecção de cartazes para o mural da escola;
- Peça teatral sobre o tema e encenada para várias turmas no colégio;
- Debate com alunos sobre a peça teatral;
- Na disciplina de Filosofia o tema foi abordado através do Estoicismo (corrente filosófica originada na Grécia Antiga que prega, entre outras coisas, não se aborrecer com as pequenas coisas para viver as grandes);
- Composição de músicas sobre o tema;
Depois do teatro, o diretor e a orientadora conversaram com os alunos:
Cartazes no mural:
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Visitando um asilo
As atividades no asilo foram:
- Levar alimentos não-perecíveis (pois o asilo que visitamos é bem pobre) - isso foi ideia dos alunos, que surpreenderam os próprios professores.
- Fazer unhas e cabelos das vovós - preparando-as para os dia das mães.
- Encenação de uma peça teatral.
- Oficina de biscuits.
- Roda de música com instrumentos de sucata.
- Distribuição de balas e balões.
- Bate-papo com os idosos.
Várias das meninas ficaram muito emocionadas ao conversar com os idosos e saber que alguns tinham histórias de vida não muito alegres.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Gincana Solidária Abril/Maio
Durante a manhã foram feitas várias atividades:
- A Prof.ª Márcia conversou com pais (que foram previamente convidados) sobre limites e a relação família-escola. Os pais interagiram bastante e manifestaram seu apreço à palestra.
- Um grupo de alunos levou instrumentos musicais fabricados com sucata e cantaram com as crianças músicas infantis que ensaiaram durante a semana.
- Um grupo de alunas apresentou a peça teatral "Chapeuzinho Amarelo"
- Um grupo de alunos consertou brinquedos e móveis da creche que estavam quebrados.
- Alunas desenharam em folhas e levaram para os pequenos pintarem.
Tirando Som de Sucata
As alunas da turma C21 escolheram o texto e ensaiaram tudo sozinhas para se apresentarem para as crianças. Agradecem todos os professores que deixaram que elas ensaiassem em suas aulas: Profª. Michele, Profª. Milena, Profª. Célia, Profª. Márcia e Profª. Juliana que conseguiu o texto.
Você pode ler o texto no seguinte site:
Chapeuzinho Amarelo
E no fim, tiveram a gentileza de nos oferecer um delicioso lanche. Obrigada pessoal do EMEI Maria Marques Fernandes!